Paris: uma nova forma de ver a cidade através da conexão arte e moda

Fabiola Miguelete 18 de setembro de 2019

Que Paris é uma cidade que respira arte, cultura e beleza, todo mundo sabe. Que é a capital da moda e do luxo também, e basta passear por uma das três principais Avenidas (Champs Elysée, Montaigne e George V) também conhecidas como “Triangle D’Or” para perceber a importância que o mercado tem na cidade. Não é à toa que a mulher parisiense é símbolo de elegância e estilo. Ela vive em um ambiente que respira arte e cultura, o que proporciona naturalmente um olhar apurado e esteticamente elegante.

Canva Woman In Black Lace Scoop Beck Gown (1)

Além disso, atualmente na França, a Haute Couture refere-se à um setor organizado pela Chambre de Syndicale de la Couture Parisiense, gozando de proteção jurídica por fazer parte do patrimônio cultural da cidade. Com tantos referenciais é de se entender que amantes da arte e da moda tenham completo fascínio por Paris. E se você é fashionista, estudante de moda ou apenas gosta do tema porque não aproveitar a sua próxima viagem para conhecer lugares fora das rotas de turismo e apurar ainda mais o seu olhar? Moda e arte caminham juntas e ampliar sua visão através de novos lugares vai agregar ainda mais valor ao seu savoir-faire. Além do passeio tradicional pelo Triangle D’Or – onde se situam as Maison de luxo mais importantes, sempre observando a sua arquitetura belíssima e da Place Vendôme, sede das altas joalherias, segue uma sugestão de lugares que unem o melhor dos dois mundos:

1. Para os fãs de tecidos, conhecer a Manufacture Prelle é essencial pois este ateliê possui toda uma tradição na criação de sedas excepcionais a partir de trabalho manual, alguns até com brocados de ouro e prata. Uma verdadeira preciosidade do savoir-faire francês de luxo. Os ateliês ficam em Lyon mas é possível conhecer o show-room em Paris;

2. Para os interessados em referências bibliográficas de qualidade, a Livaria 7L criada pelo kaiser Karl Lagerfeld possui uma curadoria super especial em Design, Fotografia e Moda e merece uma visita;

3. Para quem quer apurar o senso estético:  visitar exposições de arte de qualidade é fundamental! Sugerimos as Galeries Bartoux que promovem e representam uma grande variedade de artistas contemporâneos internacionais. Dentro de 15 cidades (Paris, Londres, Nova Iorque, Cingapura, dentre outras), as Galeries Bartoux também apresentam trabalhos de grandes mestres do século XX até hoje. E além de Paris, estão presentes também em outras 7 cidades francesas. E óbvio, também deve entrar no roteiro a Fondation Louis Vuitton.

4. Para combinar gastronomia e arte: Café Art curial, o restaurante que fica pertinho da Champs-Elysée, dentro de uma art gallery situada num suntuoso casarão é uma excelente opção! Além disso, fica ao lado do Grand Palais que sempre tem exposições interessantes.

5. Para os amantes da sustentabilidade: velas, perfumes, vaporizadores para casa, além de outros acessórios produzidos dentro de um projeto para a salvação da abelha negra da região do Perche é o savoir-faire da Cire Trudon. Vale a pena conhecer os produtos e quem sabe, comprar lembrancinhas para os amigos. Como a marca era muito apreciada por Maria Antonieta as velas usadas no filme sobre a rainha feito por Sofia Coppola foram cedidas pela Cire Trudon;

6. Para quem gosta de Haute Couture: uma visita ao Musee Yves Saint Laurent em Paris é primordial!

7. Para os Operadores do Direito que se interessam por Fashion Law, uma visita ao Museu da Contrafação é imperdível!

ENDEREÇOS:

Manufacture Prelle: 5 Place des Victoires, 75001, Paris

7L: 7 Rue de Lille, 75007 Paris

Gallerie Bartoux Matignon: 5 Avenue Matignon, 75008 Paris

Fondation Louis Vuitton: 8 Avenue du Mahatma Gandhi, 75116, Paris

ArtCurial  : 7 Rond-Point des Champs-Élysées Marcel-Dassault, 75008, Paris

Cire Trudon: 78 Rue Seine, 75006, Paris

Musée Yves Saint Laurent: 5 Avenue Marceau, 75116, Paris

Musée de la Contrefaçon: 16 Rue de la Faisanderie, 75116, Paris

(*) Sobre mim Fabiola Melo Miguelete: Sou advogada, especializada em Fashion Law, founder do @fashionartandlaw onde dou dicas de arte em Paris, Nova Iorque, Londres e Milão, além de direito de moda.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento via Whatsapp

Precisa de ajuda? Responda esta mensagem. Estou online à sua disposição!

AtendenteComo posso ajudar?